top of page

COMO JOGAR | REGRAS

 

- As equipes escolhem um pino e se posicionam na Praça de Partida. Cada pino deve ser posicionado na sua cor de referência e respeitar o seu lado de saída, conforme indicação da seta.


- Cada equipe sorteia duas cartas DENÚNCIA (personagens traficados). Cada carta indica os dois quesitos necessários para a libertação.


• As (os) PARTICIPANTES definem qual equipe iniciará o jogo, assim como a ordem das demais jogadas (decisão democrática).


• A primeira equipe joga o dado e anda a quantidade de casas indicadas. O deslocamento no tabuleiro é livre para frente ou para trás, bem como para os lados. Se a equipe precisar voltar, poderá pular a peça da equipe que estiver atrás naquele caminho, respeitando sempre o número de casas indicado pelo dado e contando a casa pulada dentro de seu caminho.


• Após andar as casas correspondentes, um componente da equipe deve pegar uma CARTA PROVOCAÇÃO e ler em voz alta (apenas a pergunta) para sua equipe resolver. A resolução deve ser aprovada pelo (a) moderador (a). Em seguida, a carta deve voltar para o final do monte. ATENÇÃO: apenas um representante da equipe deve ler a carta sem que os outros vejam e os demais componentes devem responder ou realizar a tarefa. Quem leu a carta pode ajudar a realizar tarefas, mas não pode ajudar a responder, pois a carta revela as respostas possíveis.


• Para cada CARTA PROVOCAÇÃO resolvida de forma correta (com aval do (a) moderador (a)), a equipe ganha o direito de pegar uma CARTA QUESITO, que deve ser lida em voz alta. As Cartas QUESITO ficam com a equipe para libertar as pessoas traficadas, mas aquelas que forem empregadas na libertação de um personagem devem voltar ao final do
monte assim que utilizadas.


• Ao chegar à porta de cada local ou nas ruas indicadas (verificar a marca vermelha), a vítima que ali se encontra será considerada resgatada. A equipe deve identificar o local denunciado com um marcador de LIBERDADE CONQUISTADA (cada equipe terá marcadores
conforme a sua cor).



 

 

NOTA 1
Se a equipe não conseguir resolver a Carta Provocação, PERDE O DIREITO DE PEGAR A
CARTA QUESITO.


NOTA 2
CARTA PRÊMIO OU DESVIO: a equipe que tirar uma carta positiva (prêmio) terá o
direito de retirar a CARTA QUESITO, mas se a carta for negativa (desvio), terá que
cumprir o desvio e a equipe não terá o direito de tirar a CARTA QUESITO.


NOTA 3
A equipe deve verificar os dois quesitos específicos para libertar cada vítima, conforme
a modalidade do Tráfico de Pessoas denunciada. Ao jogar o dado, ainda que a equipe
possa andar um número maior de casas, indo além da quantidade necessária para
chegar ao local denunciado, só poderá libertar a vítima se tiver os dois quesitos certos.
Caso não tenha esses quesitos, o pino deverá ficar parado na última casa em que
chegou até que seja possível o resgate.
PRIMEIROS PASSOS


NOTA 4
Caso a equipe pegue uma carta QUESITO não necessária para a libertação de seus
personagens, deve devolvê-la ao final do baralho de cartas QUESITO, após lê-la.

OBSERVOU ALGO SUSPEITO?

DENUNCIE 

DISQUE 100

DIREITOS HUMANOS

 

bottom of page